Dissertações Defendidas
207: Abuso sexual infantil no contexto judicial: revisão integrativa de estudos documentais e análise das consequências da efetivação da Lei n.13.431/2017 em uma amostra de sentenças judiciais.
Defendida por: Diego Lorca Peres
Defendida por: Diego Lorca Peres
206: Atitudes implícitas de estereótipos de gênero de mulheres praticantes de rúgbi.
Defendida por: Lara de Azevedo Tardeli
Defendida por: Lara de Azevedo Tardeli
205: Responder coordenado sob esquema de razão variável (VR) em ratos.
Defendida por: Lucas Codina de Souza
Defendida por: Lucas Codina de Souza
204: Análise do ensino do comportamento de ecoico em gêmeos concordantes para autismo: diferenças encontradas e suas implicações.
Defendida por: Isabella Lopes Mioto
Defendida por: Isabella Lopes Mioto
203: Relações entre Pensamentos Metacognitivos, a Qualidade da Relação Coparental, Burnout Parental e a Funcionalidade Familiar.
Defendida por: Danilo Ciconi de Oliveira
Defendida por: Danilo Ciconi de Oliveira
202: Treinamento de habilidades sociais e habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH.
Defendida por: Thayse Loyana Martins Albano
Defendida por: Thayse Loyana Martins Albano
201: Telessaúde com videomodelação no ensino da mãe para o ensino de tato para o filho com TEA.
Defendida por: Michele Carnieto Tozadore
Defendida por: Michele Carnieto Tozadore
200: Percepção de discriminação racial em crianças brasileiras.
Defendida por: Juliana Almeida Rocha
Defendida por: Juliana Almeida Rocha
199: Efeitos da cetamina sobre comportamentos defensivos em ratos Wistar.
Defendida por: Hadassa Kéuly Sousa Felício
Defendida por: Hadassa Kéuly Sousa Felício
198: Avaliação de um programa remoto de ensino de habilidades de brincar para crianças com TEA a serem aplicados por mães durante período de isolamento social.
Defendida por: Miriana de Araujo Biazim
Defendida por: Miriana de Araujo Biazim
197: Capacitação para profissionais da rede socioassistencial no atendimento de mulheres vítimas de violência.
Defendida por: Maiana Pereira dos Santos
Defendida por: Maiana Pereira dos Santos
196: Sexting e Divulgação não consensual de imagens íntimas na adolescência: Inovações metodológicas e processos de resiliência.
Defendida por: Haryadny Kamylla Macedo Muniz
Defendida por: Haryadny Kamylla Macedo Muniz
195: Adolescência e divulgação não consensual de imagens íntimas: Um estudo exploratório a partir de registros digitais de ocorrência.
Defendida por: Lucas Azzis Ferreira de Luca
Defendida por: Lucas Azzis Ferreira de Luca
194: Ensino de topografias variadas do mando por informação.
Defendida por: Isabella Marino Brassolatti
Defendida por: Isabella Marino Brassolatti
193: Violência entre Parceiras Íntimas: Caracterização do Fenômeno e Avaliação da Rede de Apoio das Vítimas.
Defendida por: Letícia Yuki de Araujo Furuwaka
Defendida por: Letícia Yuki de Araujo Furuwaka
192: Comportamento coordenado em ratos: efeitos da forma de distribuição do reforço.
Defendida por: Rafael Fernando da Silva
Defendida por: Rafael Fernando da Silva
191: Efeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores (via EaD) na prevenção e combate ao bullying.
Defendida por: Beatriz Jabor Botura
Defendida por: Beatriz Jabor Botura
190: Intergeracionalidade da violência intrafamiliar: um estudo de casos múltiplos.
Defendida por: Jaqueline Knupp Medeiros
Defendida por: Jaqueline Knupp Medeiros
189: Trabalho na experiência de travestis e mulheres trans.
Defendida por: Gabriela da Rocha Souza
Defendida por: Gabriela da Rocha Souza
188: Ensino de relato de eventos passados a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Defendida por: Fernanda Câmara Alves Damasceno
Defendida por: Fernanda Câmara Alves Damasceno
187: Educação positiva com mães: um estudo de viabilidade de intervenção remota.
Defendida por: Jéssica Giovanna Espinoza Tarazona
Defendida por: Jéssica Giovanna Espinoza Tarazona
186: Deficiência e violência na perspectiva de profissionais da rede de proteção e estudantes universitários.
Defendida por: Lilian Pinheiro da Cruz
Defendida por: Lilian Pinheiro da Cruz
185: Habilidades preditoras da aprendizagem matemática de crianças de até 6 anos: uma revisão sistemática da literatura.
Defendida por: Flávia Cristina Borrajo Devitte
Defendida por: Flávia Cristina Borrajo Devitte
184: Relação entre comportamento governado por regras e indicadores de depressão em estudantes universitárias.
Defendida por: Marina Aoki Basaglia
Defendida por: Marina Aoki Basaglia
183: Intervenção psicossocial sobre violência de gênero voltada a estudantes universitárias: um estudo de viabilidade.
Defendida por: Maria Beatriz Reis Dionísio
Defendida por: Maria Beatriz Reis Dionísio
182: Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a aprendizagem reversa em ratos: implementação do teste e exploração de diferenças entre machos e fêmeas.
Defendida por: Erinete da Silva Leite
Defendida por: Erinete da Silva Leite
181: Saúde Mental e atenção psicossocial em afetados por desastres: comportamentos profissionais do psicólogo intervindo na resposta.
Defendida por: Henrique do Nascimento Ricardo
Defendida por: Henrique do Nascimento Ricardo
180: Desenvolvimento de um programa de intervenção com famílias que cometeram violência contra crianças e adolescentes.
Defendida por: Débora Ananias Guimarães
Defendida por: Débora Ananias Guimarães
179: Jogo da Partilha: análise de padrões comportamentais através da manipulação de itens de preferência.
Defendida por: Manuela Melo Santana
Defendida por: Manuela Melo Santana
178: Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a autolimpeza e alternância espontânea em ratos: influência do sexo e do ciclo estral.
Defendida por: Letícia Mitsuko Taguchi
Defendida por: Letícia Mitsuko Taguchi
177: Os efeitos da contação de história na aquisição de habilidades pré-matemáticas em pré-escolares.
Defendida por: Alana Faggian
Defendida por: Alana Faggian
176: Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática.
Defendida por: Nayara de Souza Gois
Defendida por: Nayara de Souza Gois
175: Formação e manutenção de classe de equivalência: efeitos da magnitude das consequências e do uso de um procedimento gamificado.
Defendida por: Alçeu Regaço dos Santos
Defendida por: Alçeu Regaço dos Santos
174: Avaliação dos efeitos de doses sub-anestésicas de cetamina sobre o medo condicionado à luz em ratos.
Defendida por: Mylena Silva Magalhães
Defendida por: Mylena Silva Magalhães
173: Análise sobre a atuação de profissionais da Psicologia com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação.
Defendida por: Ariane Rico Gomes
Defendida por: Ariane Rico Gomes
172: Inteligência emocional em vítimas de violência por parceiros íntimos.
Defendida por: Amanda Reis Ribeiro
Defendida por: Amanda Reis Ribeiro
171: Metamemória e Doença de Alzheimer.
Defendida por: Lucas Gonçalves Perches
Defendida por: Lucas Gonçalves Perches
170: Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com autismo.
Defendida por: Ricardo Martinelli Bondioli
Defendida por: Ricardo Martinelli Bondioli
169: Eficácia de um programa aplicado por pais para ensino de nomeação de estados emocionais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Defendida por: Ana Luísa Polizel Libardi
Defendida por: Ana Luísa Polizel Libardi
168: Avaliação de um programa computadorizado de ensino de leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
Defendida por: Priscila Mainardi Tamiozzo Fonseca
Defendida por: Priscila Mainardi Tamiozzo Fonseca
167: Envolvimento de receptores dopaminérgicos D2 na expressão e extinção do medo condicionado em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral.
Defendida por: Camila de Oliveira Alves
Defendida por: Camila de Oliveira Alves
166: Avaliando o estabelecimento e a manutenção de classes de equivalência e da transferência de função em pessoas com e sem depressão.
Defendida por: Heloisa Ribeiro Zapparoli
Defendida por: Heloisa Ribeiro Zapparoli
165: Efeitos da exposição a estímulos aversivos imediatos sobre a catalepsia induzida por haloperidol: possível modelo animal para cinesis paradóxica.
Defendida por: Isabelle Waku
Defendida por: Isabelle Waku
164: Formação de classes de equivalência de estímulos em idosos: revisão sistemática e desenvolvimento de um teste cognitivo digital breve.
Defendida por: Andreza Gomes Spiller Nery
Defendida por: Andreza Gomes Spiller Nery
163: Efeito da exigência de respostas ecoicas durante o ensino de discriminação auditivo-visual na emergência de tatos em crianças com autismo.
Defendida por: Anne Caroline da Costa Carneiro
Defendida por: Anne Caroline da Costa Carneiro
162: Seguimento de instruções de dois componentes por meio de Arranjo de Matriz e ensino com Instrução de Múltiplos Exemplares em crianças com autismo.
Defendida por: Ana Eduarda Vasconcelos de Sousa
Defendida por: Ana Eduarda Vasconcelos de Sousa
161: Conhecimento metacognitivo e diferentes momentos da escolha: compreendendo o processo da escolha profissioanl e suas relações com componentes metacognitivos.
Defendida por: Emanuelle dos Passos Foresto
Defendida por: Emanuelle dos Passos Foresto
160: Investigando os efeitos do condicionamento subliminar sobre a motivação apetitiva.
Defendida por: Denise Aparecida Passarelli
Defendida por: Denise Aparecida Passarelli
159: Comportamento coordenado e individual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável.
Defendida por: Letícia dos Santos
Defendida por: Letícia dos Santos
158: Cartografia do corpo em estudantes universitárias vítimas de violência sexual.
Defendida por: Giselle Alejandra Pinchieira Navarro
Defendida por: Giselle Alejandra Pinchieira Navarro
157: Empatia em camundongos: avaliação do papel da amígdala e córtex cingulado anterior na modulação da ansiedade induzida pelo convívio com parceiro submetido a um modelo de estresse crônico.
Defendida por: Lara Maria Silveira
Defendida por: Lara Maria Silveira
156: Intervenção baseada em mindfulness e psicoeducação para mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo.
Defendida por: Amanda Soares Dantas
Defendida por: Amanda Soares Dantas
155: Habilidades sociais em adolescentes com indicadores de depressão: uma análise através de métodos multimodais.
Defendida por: Gabriela Trombeta dos Santos
Defendida por: Gabriela Trombeta dos Santos
154: Impactos dos jogos digitais na cognição social de crianças: um estudo experimental.
Defendida por: Lívia Scienza
Defendida por: Lívia Scienza
153: Inteligência emocional e sua relação com as variáveis profissionais estresse no trabalho, adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional.
Defendida por: Isabela Sbravatti Ferrari
Defendida por: Isabela Sbravatti Ferrari
152: Efeitos da exposição à violência entre parceiros íntimos em crianças e adolescentes.
Defendida por: Mayara Zaqueo Diniz
Defendida por: Mayara Zaqueo Diniz
151: Generalização recombinativa de leitura sob contingências individuais e de grupo.
Defendida por: Thays Nogueira da Silva
Defendida por: Thays Nogueira da Silva
150: A influência das relações de gênero na divisão de tarefas familiares e na violência entre parceiros íntimos.
Defendida por: Maria Alice Centanin Bertho
Defendida por: Maria Alice Centanin Bertho
149: A inativação química do córtex cingulado anterior e da ínsula reverte a ansiedade em camundongos expostos ao modelo de empatia induzida pela nocicepção.
Defendida por: Giovana Benassi Cezar
Defendida por: Giovana Benassi Cezar
148: Efeitos do canabidiol sobre comportamentos “tipo-compulsivo” em ratos: influências do sexo e do ciclo estral.
Defendida por: Débora dos Santos Fabris
Defendida por: Débora dos Santos Fabris
147: A relação entre inteligência emocional e mindfulness em estudantes universitários.
Defendida por: Islana Ferreira Costa
Defendida por: Islana Ferreira Costa
146: Inteligência Emocional e Avaliação de Desempenho em Estágio de Cursos da Área da Saúde.
Defendida por: Fernanda Esteves Pereira
Defendida por: Fernanda Esteves Pereira
145: Avaliando a eficácia do ensino de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira.
Defendida por: Mayara da Silva Ferreira
Defendida por: Mayara da Silva Ferreira
144: Efeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade acadêmica.
Defendida por: Douglas Fernandes Donaris
Defendida por: Douglas Fernandes Donaris
143: Habilidades sociais educativas do professor e sua relação com a avaliação de alunos que sofrem, praticam e testemunham o bullying.
Defendida por: Franciele da Silva Del Ponti
Defendida por: Franciele da Silva Del Ponti
142: Currículo formal e informal e situações interpessoais como condições que afetam a autoavaliação sobre habilidades sociais e competência social de estudantes de Psicologia.
Defendida por: Patricia El Horr de Moraes
Defendida por: Patricia El Horr de Moraes
141: Adaptação da criança à pré‐escola, suas habilidades sociais e as habilidades sociais educativas do professor.
Defendida por: Naara de Oliveira Gonçalves Alho
Defendida por: Naara de Oliveira Gonçalves Alho
140: Alienação Parental (AP): Revisão sistemática de estudos documentais e análise da aplicação do conceito em sentenças judiciais.
Defendida por: Ricardo Pereira da Silva Oliveira
Defendida por: Ricardo Pereira da Silva Oliveira
139: Investigando Vieses de Gênero a Respeito de Profissões entre Alunos das Áreas de Ciências Exatas e Humanas.
Defendida por: Murilo Cesar Moreira
Defendida por: Murilo Cesar Moreira
138: Um modelo experimental para estudar metáfora: efeitos da punição na frequência de emissão de extensão metafórica do tato.
Defendida por: Filipe Cesar da Hora Carvalho
Defendida por: Filipe Cesar da Hora Carvalho
137: Estímulos com significado pré-experimental no estabelecimento de classes de equivalências.
Defendida por: Ramon Marin
Defendida por: Ramon Marin
136: A relação entre o uso de vídeo games e funções executivas em crianças.
Defendida por: Oaní da Silva da Costa
Defendida por: Oaní da Silva da Costa
135: Efeitos da Interação Social na Taxa de Desconto do Atraso em Escolhas Monetárias Intertemporais.
Defendida por: Waldir Monteiro Sampaio
Defendida por: Waldir Monteiro Sampaio
134: Efeitos da sulpirida e do haloperidol na expressão e extinção do medo condicionado à luz e ao contexto em ratos
Defendida por: Vivian Maria de Vita
Defendida por: Vivian Maria de Vita
133: Efeitos do ensino do responder relacional dêitico no desempenho de tarefas de Teoria da Mente em crianças pré-escolares brasileiras
Defendida por: Susane Vitória Gonçalves Vieira
Defendida por: Susane Vitória Gonçalves Vieira
132: Avaliação de Repertórios Matemáticos de Indivíduos com Síndrome de Williams
Defendida por: Lívia dos Santos Palombarini
Defendida por: Lívia dos Santos Palombarini
131: Ampliação do repertório de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) após uma intervenção não intensiva baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Defendida por: Nathália de Vasconcellos Manoni
Defendida por: Nathália de Vasconcellos Manoni
130: Ensino de linguagem oral em contexto familiar: análise de uma ferramenta de observação
Defendida por: Lívia Gabriela Campos Balog
Defendida por: Lívia Gabriela Campos Balog
129: Alienação parental: revisão conceitual e comparação do conhecimento de profissionais e estudantes de psicologia.
Defendida por: Viviane Dutra Gama
Defendida por: Viviane Dutra Gama
128: Os efeitos do gênero e do histórico de informantes na confiança seletiva de crianças.
Defendida por: Ana Carolina Messias
Defendida por: Ana Carolina Messias
127: O efeito do ensino de relações de equivalência sobre o comportamento de culpabilizar vítimas de estupro.
Defendida por: Júlia Castro de Carvalho Freitas
Defendida por: Júlia Castro de Carvalho Freitas
126: Intervenção para crianças, adolescentes e suas cuidadores expostas à VPI.
Defendida por: Alliny Tiemi Moia Otaguiri
Defendida por: Alliny Tiemi Moia Otaguiri
125: Investigação de conhecimentos de pais sobre o trauma craniano violente e sua relação com o potencial de abuso infantil e o status socioeconômico.
Defendida por: Ana Paula de Miranda Araújo Soares
Defendida por: Ana Paula de Miranda Araújo Soares
124: Adaptação em língua portuguesa do Functional Acquisition Speed Test (FAST) para estudar estereótipo de gênero no Brasil.
Defendida por: Madeleine Reinert Marcelino
Defendida por: Madeleine Reinert Marcelino
123: Literatura infantil como recurso para promoção de habilidades sociais na prática de professoras da educação infantil.
Defendida por: Juliana Pinto dos Santos
Defendida por: Juliana Pinto dos Santos
122: Ensino de contato visual, imitação e ecoico a criança com microcefalia.
Defendida por: Nathalie Cerqueira Ciarlini
Defendida por: Nathalie Cerqueira Ciarlini
121: Análise do comportamento de escolha e impulsividade através do Jogo da Partilha e do Jogo do Desconto Temporal em crianças e adolescentes.
Defendida por: Gabriela Esteves Lopes
Defendida por: Gabriela Esteves Lopes
120: Desempenho cognitivo e reconhecimento de expressões faciais das emoções com estímulos estáticos e dinâmicos em idosos com e sem depressão maior.
Defendida por: Ana Julia de Lima Bomfim
Defendida por: Ana Julia de Lima Bomfim
119: Prevalência da fragilidade no contexto brasileiro e desempenho cognitivo de idosos não frágeis, pré-frágeis e frágeis.
Defendida por: Daiene de Morais
Defendida por: Daiene de Morais
118: O efeito do treino de autocontrole sobre o desempenho de escolha no Jogo da Partilha.
Defendida por: Dafne Pavanelli Fidelis
Defendida por: Dafne Pavanelli Fidelis
117: Inteligência emocional: relação com inteligência, habilidades sociais, variáveis sociodemográficas e profissionais.
Defendida por: Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
Defendida por: Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
116: Assédio sexual contra mulheres em transporte público: das usuárias a empresa.
Defendida por: Luíza de Medeiros Silva
Defendida por: Luíza de Medeiros Silva
115: O mentir pró-social em escolares: influências de idade, contexto social e consequências.
Defendida por: Daiane Araujo de Arruda
Defendida por: Daiane Araujo de Arruda
114: Investigação da força de relações em classes de equivalência sob emparelhamento com o modelo atrasado (DMTS).
Defendida por: Giovan Willian Ribeiro
Defendida por: Giovan Willian Ribeiro
113: Relações entre habilidades metacognitivas, habilidades sociais, planos e saúde mental em cuidadores familiares que assistem idosos dependentes.
Defendida por: Letícia Isaac
Defendida por: Letícia Isaac
112: Investigação de julgamentos metacognitivos de informantes múltiplos sobre o desempenho de idoso em tarefas de memória.
Defendida por: Maria Clara Miceli Gonçalves
Defendida por: Maria Clara Miceli Gonçalves
111: Os efeitos do aumento gradual da exposição a um ruído e do tempo de atraso em respostas autocontroladas e impulsivas de um esquema de escolhas concorrentes.
Defendida por: Samara Fernanda Dos Santos
Defendida por: Samara Fernanda Dos Santos
110: Habilidades sociais e qualidade de vida de professores do ensino fundamental.
Defendida por: Marcela Mangili Esteves
Defendida por: Marcela Mangili Esteves
109: Um estudo correlacional entre habilidades sociais, suporte social e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos.
Defendida por: Vanessa Santiago Ximenes
Defendida por: Vanessa Santiago Ximenes
108: Ansiedade social: avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitárias.
Defendida por: Graziela de Oliveira Souza
Defendida por: Graziela de Oliveira Souza
107: Programa semipresencial de habilidades sociais para professores: características dos cursistas e indicadores de processo e resultado.
Defendida por: Amelie Bussolan Cintra
Defendida por: Amelie Bussolan Cintra
106: Jovens rurais, condições de vida e trabalho: estudo de caso no assentamento rural Sepé Tiaraju, SP.
Defendida por: Diana Catherin Mercado González
Defendida por: Diana Catherin Mercado González
105: Avaliação da capacitação de psicólogos para usarem o programa dos 3Es com cuidadores familiares de idosos.
Defendida por: Camila Rafael Ferreira
Defendida por: Camila Rafael Ferreira
104: Identificação da emoção facial na ansiedade social.
Defendida por: Pedro Luiz Simonetti Filho
Defendida por: Pedro Luiz Simonetti Filho
103: Ansiedade induzida pelo modelo de empatia para dor: o papel da neurotransmissão GABAa-benzodiazepínica na modulação da ansiedade em camundongos.
Defendida por: Isabela Miranda Carmona
Defendida por: Isabela Miranda Carmona
102: Repertório social de crianças sob o acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus cuidadores.
Defendida por: Lívia Lira de Lima Guerra
Defendida por: Lívia Lira de Lima Guerra
101: Desenvolvimento sociocognitivo: relações entre teoria da mente e humor.
Defendida por: Stephanie Cristine Nogueira
Defendida por: Stephanie Cristine Nogueira
100: Efeitos da presença do coelho na avaliação e tolerância de som desagradável.
Defendida por: Jaqueline Picanço Rabello
Defendida por: Jaqueline Picanço Rabello
099: Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos.
Defendida por: Sabrina Campos Dias Pedrosa
Defendida por: Sabrina Campos Dias Pedrosa
098: Avaliação do papel dos receptores GABAA-benzodiazepínicos da ínsula na nocicepção de camundongos que conviveram com coespecífico em condição de dor crônica.
Defendida por: Caroline Riberti Zaniboni
Defendida por: Caroline Riberti Zaniboni
097: Adaptação para pré-escolares de subtestes da bateria multidimensional de inteligência infantil.
Defendida por: Estela Manfrin
Defendida por: Estela Manfrin
096: Monitoramento metacognitivo em adultos analfabetos funcionais e absolutos.
Defendida por: Márcia Akemi Fujie
Defendida por: Márcia Akemi Fujie
095: LGBTTrabalhadores: trajetórias de vida e representações sociais sobre o trabalho.
Defendida por: Rafael Paulino Juliani
Defendida por: Rafael Paulino Juliani
094: O comportamento altruísta no jogo da partilha invertido.
Defendida por: Gabriela de Oliveira Zin
Defendida por: Gabriela de Oliveira Zin
093: Contribuição e distribuição de recursos: uma análise comportamental do Jogo dos Bens Públicos.
Defendida por: André Luiz Ferreira
Defendida por: André Luiz Ferreira
092: A influência do envolvimento em bullying e da relação professor-aluno no engajamento escolar.
Defendida por: Jéssica Elena Valle
Defendida por: Jéssica Elena Valle
091: Emergência de ditado ao longo do ensino cumulativo de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas.
Defendida por: Christian David Pineda Garcia
Defendida por: Christian David Pineda Garcia
090: Ensino programado para o planejamento de aulas de matemática de ensino fundamental.
Defendida por: Arthur Damião Médici
Defendida por: Arthur Damião Médici
089: Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais.
Defendida por: Jaume Ferran Aran Cebria
Defendida por: Jaume Ferran Aran Cebria
088: Efeito da história experimental na sensibilidade às contingências em participantes flexíveis e inflexíveis.
Defendida por: Ana Lídia Fonseca Zerbinatti
Defendida por: Ana Lídia Fonseca Zerbinatti
087: Efeitos da presença do cachorro na tolerância e avaliação de situação aversiva.
Defendida por: Laura Sodré Galvão Garcia
Defendida por: Laura Sodré Galvão Garcia
086: Desenvolvimento da cognição social em pré-escolares sob a ótica da teoria das molduras relacionais.
Defendida por: Lívia Andrade Benatti
Defendida por: Lívia Andrade Benatti
085: Um instrumento psicométrico de coparentalidade: escolha, adaptação transcultural e evidências iniciais de validade interna.
Defendida por: Thaís Ramos de Carvalho
Defendida por: Thaís Ramos de Carvalho
084: Ensino de relações numéricas com o uso de discriminações condicionais para crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Defendida por: Rafael Vilas Boas Garcia
Defendida por: Rafael Vilas Boas Garcia
083: Ensino de leitura de sentenças para crianças em idade escolar.
Defendida por: Josiane Maria Donadeli
Defendida por: Josiane Maria Donadeli
082: Tarefas informatizadas e jogos aplicados pelos pais na aprendizagem de leitura por crianças com transtorno do espectro autista.
Defendida por: Ana Rubia Saes Menotti
Defendida por: Ana Rubia Saes Menotti
081: Autosestima e depressão em mulheres portadores de vitiligo.
Defendida por: Larissa Pires Ruiz
Defendida por: Larissa Pires Ruiz
080: Efeito do ensino de sinônimos sobre a compreensão de textos.
Defendida por: Marineide Aquino de Souza Aran
Defendida por: Marineide Aquino de Souza Aran
079: Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados.
Defendida por: Isadora Peresi Ferrari
Defendida por: Isadora Peresi Ferrari
078: Responder por exclusão envolvendo relações palavra-objeto e palavra-ação.
Defendida por: Tamiris Polentini Gallano
Defendida por: Tamiris Polentini Gallano
077: Medindo um envolvimento paterno multidimensional: validação brasileira do inventory of father involvement.
Defendida por: Ligia de Santis
Defendida por: Ligia de Santis
076: Crianças falam conforme o modelo mesmo quando consequências seguem falam divergentes.
Defendida por: Rodrigo Dal Ben de Souza
Defendida por: Rodrigo Dal Ben de Souza
075: O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em atividades computadorizadas.
Defendida por: Marlon Alexandre de Oliveira
Defendida por: Marlon Alexandre de Oliveira
074: Jogo da Partilha: relação entre ganho, perde e gênero.
Defendida por: Fanny Silveira e Silva
Defendida por: Fanny Silveira e Silva
073: Representações sociais em disputa: o movimento pela humanização do parto e do nascimento em São Carlos.
Defendida por: Carolina Neves da Rocha
Defendida por: Carolina Neves da Rocha
072: Depressão e ansiedade em população com quadros reumatológicos.
Defendida por: Thaísa de Carvalho Jaoude
Defendida por: Thaísa de Carvalho Jaoude
071: O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal.
Defendida por: Luma Tiziotto Deffendi
Defendida por: Luma Tiziotto Deffendi
070: Sentido do trabalho e formas de participação: o caso de Cooperares - Cooperativa de Produtores Rurais e Agrobiodiversidade Ares do Campo, Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto-SP.
Defendida por: Thainara Granero de Melo
Defendida por: Thainara Granero de Melo
069: Estabelecimento de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos: investigando a atitude racial preconceituosa.
Defendida por: Táhcita Medrado Mizael
Defendida por: Táhcita Medrado Mizael
068: Protocolo NICHD: validação e capacitação em uma amostra de profissionais brasileiros.
Defendida por: Chayene Hackbarth
Defendida por: Chayene Hackbarth
067: Avaliação da eficácia de programa de capacitação parental universal (ACT) pelo uso da observação.
Defendida por: Luciana Barbalho Pontes
Defendida por: Luciana Barbalho Pontes
066: Mapeamento de repertórios de leitura e escrita em escolas com baixos índices na Prova Brasil.
Defendida por: Carolina Coury Silveira
Defendida por: Carolina Coury Silveira
065: Responder condicional e responder por exclusão em cães domésticos.
Defendida por: Marina Castana Fenner
Defendida por: Marina Castana Fenner
064: Olhos fechados: a perspectiva de pais sobre bullying.
Defendida por: Mariana Simões Floria
Defendida por: Mariana Simões Floria
063: Vitimização e indicadores de saúde mental em mulheres com fibromialgia e outras doenças reumatológicas.
Defendida por: Mônica Fernanda Favoreto da Silva
Defendida por: Mônica Fernanda Favoreto da Silva
062: Inclusão de objetos em classes de fotos equivalentes por pré-escolares.
Defendida por: Vanessa Ayres Pereira
Defendida por: Vanessa Ayres Pereira
061: Saúde mental de servidores públicos: avaliando um programa de intervenção para dor.
Defendida por: Bárbara Kolstok Monteiro
Defendida por: Bárbara Kolstok Monteiro
060: Habilidades sociais na relação médico-paciente e satisfação no atendimento em serviço público e privado.
Defendida por: Cynthia Carvalho Jorge
Defendida por: Cynthia Carvalho Jorge
059: Análise das habilidades testadas e validade diagnóstica de instrumentos para avaliação de linguagem na doença de Alzheimer, no Brasil.
Defendida por: Helen Capeleto Francisco
Defendida por: Helen Capeleto Francisco
058: ACT: uma possibilidade de prevenção universal à violência contra a criança.
Defendida por: Jéssica de Assis Silva
Defendida por: Jéssica de Assis Silva
057: Regulamentar para quê(m)? As representações sociais de prostitutas sobre a regulamentação da profissão.
Defendida por: Mariana Luciano Afonso
Defendida por: Mariana Luciano Afonso
056: A criação de amigos imaginários: um estudo com crianças brasileiras.
Defendida por: Natália Benincasa Velludo
Defendida por: Natália Benincasa Velludo
055: Ontogênese e filogênese na biologia e na psicanálise: um olhar evolucionista na teoria freudiana.
Defendida por: Rafael Barreiro Colmanetti
Defendida por: Rafael Barreiro Colmanetti
054: Sexualidade e escolha do objeto na teoria psicanalítica freudiana e nas teorias biológicas do comportamento humano.
Defendida por: Silvana Guarnieri
Defendida por: Silvana Guarnieri
053: Percepções de inclusão social entre idosos usuários e não usuários de serviços destinados à terceira idade.
Defendida por: Mônica Ferreira da Silva
Defendida por: Mônica Ferreira da Silva
052: Contação de histórias como estratégias para a prevenção do abuso sexual infantil.
Defendida por: Sheila Maria Prado Soma
Defendida por: Sheila Maria Prado Soma
051: Uma leitura comportamental sobre o método Paulo Freire de alfabetização: convite ao diálogo entre analistas do comportamento e educadores freireanos.
Defendida por: Denise Bachega
Defendida por: Denise Bachega
050: Ensino de leitura com diferentes treinos discriminativos a aprendizes com deficiência intelectual.
Defendida por: Máyra Lais de Carvalho Gomes
Defendida por: Máyra Lais de Carvalho Gomes
049: Efeito da violência intrafamiliar sobre o pensamento contrafactual de mulheres.
Defendida por: Florença Lucia Coelho Justino
Defendida por: Florença Lucia Coelho Justino
048: Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses.
Defendida por: Leylanne Martins Ribeiro de Souza
Defendida por: Leylanne Martins Ribeiro de Souza
047: Relações de equivalência entre elementos de funções do primeiro grau para alunos do ensino fundamental.
Defendida por: Diego Felipe Silveira Seabra
Defendida por: Diego Felipe Silveira Seabra
046: Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica.
Defendida por: Antonio Carlos Leme Jr.
Defendida por: Antonio Carlos Leme Jr.
045: Classificação do comportamento verbal e aquisição de discriminações condicionais por bebês.
Defendida por: Graziele Thomasinho Aguiar
Defendida por: Graziele Thomasinho Aguiar
044: Os efeitos do ensino de tato para itens de alta e baixa preferência na emergência do mando em crianças com autismo.
Defendida por: Valeria Mendes
Defendida por: Valeria Mendes
043: Avanços na compreensão da subjetividade no behaviorismo radical.
Defendida por: Henrique Mesquita Pompermaier
Defendida por: Henrique Mesquita Pompermaier
042: Aprendizagem por exclusão em indivíduo com diferentes perfis de desenvolvimento.
Defendida por: Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
Defendida por: Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
041: Avaliação do pensamento contrafactual na depressão.
Defendida por: Juliana Sarantopoulos Faccioli
Defendida por: Juliana Sarantopoulos Faccioli
040: Escala metacognitiva para idosos: elaboração de itens e análise dos parâmetros psicométricos.
Defendida por: Alex Bacadini França
Defendida por: Alex Bacadini França
039: Consumo de álcool entre universitários: histórico de violência como risco e religião como fator de proteção.
Defendida por: Sidnei Rinaldo Priolo Filho
Defendida por: Sidnei Rinaldo Priolo Filho
038: Relações entre automonitoria, problemas de comportamento e habilidades sociais na infância.
Defendida por: Ivana Gisel Casali Robalinho
Defendida por: Ivana Gisel Casali Robalinho
037: Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos.
Defendida por: Thaís Arantes Ribeiro
Defendida por: Thaís Arantes Ribeiro
036: Tradições traduzidas: um estudo psicossocial sobre as memórias sociais dos moradores da comunidade do Marujá - Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Defendida por: Natália Kerche Alvaides
Defendida por: Natália Kerche Alvaides
035: Trauma craniano violento: conhecimento parental e avaliação de material informativo.
Defendida por: Nahara Rodrigues Laterza Lopes
Defendida por: Nahara Rodrigues Laterza Lopes
034: Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração.
Defendida por: Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Defendida por: Marcelo Henrique Oliveira Henklain
033: Avaliação da memória emocional em camundongos: efeito da injeção de midazolam na substância cinzenta periaquedutal.
Defendida por: Barbara Caetano Pereira
Defendida por: Barbara Caetano Pereira
032: Um procedimento para investigar aprendizagem discriminativa e formação de classes funcionais em cães (Canis familiaris).
Defendida por: Tathianna Amorim Souza Montagnolli
Defendida por: Tathianna Amorim Souza Montagnolli
031: Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e seus filhos adolescentes.
Defendida por: Camila Negreiros Comodo
Defendida por: Camila Negreiros Comodo
030: Relações entre desempenho e o reforçador das relações verbais de tato e textual em contexto de equivalência de estímulo.
Defendida por: Luiza de Moura Guimarães
Defendida por: Luiza de Moura Guimarães
029: Responder por exclusão em treinos de discriminação condicional com estímulos temporais por universitários.
Defendida por: Nathalia Sabaine Cippola
Defendida por: Nathalia Sabaine Cippola
028: Habilidades sociais e de enfrentamento de estresse em cuidadoras que assistem idosas acamadas, com ou sem demência.
Defendida por: Francine Nathálie Ferraresi Rodrigues Pinto
Defendida por: Francine Nathálie Ferraresi Rodrigues Pinto
027: Efeitos do ensino de contagem sobre a aquisição de comportamento conceitual numérico em crianças pré-escolares.
Defendida por: Rogério Crevelenti Fioranelli
Defendida por: Rogério Crevelenti Fioranelli
026: Representações sociais de jovens sobre trabalho: uma análise construída a partir da formação profissionalizante e da experiência de primeiro emprego.
Defendida por: Mariana de Freitas Betetto
Defendida por: Mariana de Freitas Betetto
025: Vivência dos trabalhadores da construção civil no contexto da gestão público-privado e os impactos para a saúde.
Defendida por: Elisa Silva Borges
Defendida por: Elisa Silva Borges
024: Investigação do monitoramento metacognitivo de crianças diante de medidas de capacidades intelectuais.
Defendida por: Marília Zampieri
Defendida por: Marília Zampieri
023: Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental e médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática.
Defendida por: Alessandra Campanini Mendes
Defendida por: Alessandra Campanini Mendes
022: Elaboração, aplicação e avaliação de uma programação para o ensino informatizado, a futuro professores, de relação condicionais envolvidas na leitura inicial/rudimentar, por meio do procedimento de MTS.
Defendida por: Camila Politi Penariol
Defendida por: Camila Politi Penariol
021: Ensino de discriminação de acordes baseado em treino de abstração e formação de classes de equivalência.
Defendida por: Luis Fernando Toniollo Reis
Defendida por: Luis Fernando Toniollo Reis
020: Ampliação do repertório verbal de quatro bebês: ensino de ecóico, relação auditivo-visual e tato.
Defendida por: Thaise Löhr
Defendida por: Thaise Löhr
019: Eficácia de procedimentos para maximizar senso de bem estar e competência parental a mulheres vitimizadas.
Defendida por: Paolla Magioni Santini
Defendida por: Paolla Magioni Santini
018: Representações sociais de estudantes negros: universidade e trabalho.
Defendida por: Elisabete Figueroa dos Santos
Defendida por: Elisabete Figueroa dos Santos
017: O envolvimento de idosos em atividades prazerosas: a adaptação transcultural de um instrumento.
Defendida por: Heloísa Gonçalves Ferreira
Defendida por: Heloísa Gonçalves Ferreira
016: Sensibilização de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para notificação de violência contra criança e adolescente: um estudo de caso.
Defendida por: Thais Helena Bannwart
Defendida por: Thais Helena Bannwart
015: Escala de avaliação da metacognição infantil: elaboração dos itens e análise dos parâmetros psicométricos.
Defendida por: Jussara Fátima Pascualon
Defendida por: Jussara Fátima Pascualon
014: Escolha e preferência por alimentos com ou sem valores calóricos em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso.
Defendida por: Marina Zanoni Macedo
Defendida por: Marina Zanoni Macedo
013: Discriminações simples e reforçamento específico e diferencial para cada classe no ensino de leitura a indivíduos com atraso no desenvolvimento.
Defendida por: Isabela Zaine
Defendida por: Isabela Zaine
012: Transferência de funções ordinárias através de classes de estímulos equivalentes em surdos.
Defendida por: Alice Almeida Chaves de Resende
Defendida por: Alice Almeida Chaves de Resende
011: A influência da preferência por brindes no autorrelato de desempenho em tarefas de leitura.
Defendida por: Laura Zamot Rabelo
Defendida por: Laura Zamot Rabelo
010: Aplicação de um programa informatizado de ensino de leitura e escrita por familiares de indivíduos com deficiência intelectual.
Defendida por: Priscila Benitez Afonso
Defendida por: Priscila Benitez Afonso
009: Habilidades sociais, depressão, ansiedade e alcoolismo em bombeiros: um estudo correlacional.
Defendida por: Paula Almeida de Oliveira
Defendida por: Paula Almeida de Oliveira
008: Ensino de discriminações condicionais em bebês: avaliação do responder por exclusão e treino de emparelhamento de identidade com diferentes estímulos.
Defendida por: Lucas Tadeu Garcia
Defendida por: Lucas Tadeu Garcia
007: Habilidades sociais de adolescentes com indicadores de depressão: considerando fatores de gênero e socioeconômicos.
Defendida por: Josiane Rosa Campos
Defendida por: Josiane Rosa Campos
006: Formação e manutenção de classes de equivalência: um estudo com participantes da 3ª idade.
Defendida por: Natalia Maria Aggio
Defendida por: Natalia Maria Aggio
005: Observação versus relato de mães e professoras sobre competência social e comportamentos problemáticos em pré-escolares.
Defendida por: Talita Pereira Dias
Defendida por: Talita Pereira Dias
004: Uma intervenção psicoeducativa com cuidadores de idosos com demência.
Defendida por: Andréia Rosana Andrade Dornelles
Defendida por: Andréia Rosana Andrade Dornelles
003: Programa de habilidades sociais assertivas com idosos: avaliação sob delineamento placebo.
Defendida por: Ana Carolina Braz
Defendida por: Ana Carolina Braz
002: Discriminações simples simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais.
Defendida por: Daniela de Souza Canovas
Defendida por: Daniela de Souza Canovas
001: Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliado pelo paradigma de equivalência de estímulos.
Defendida por: Marilia Pinheiro de Carvalho
Defendida por: Marilia Pinheiro de Carvalho