Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2012
Aggio, N. M., & Domeniconi, C. (2012). Formação e manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com participantes da terceira idade. Acta Comportamentalia, 20(1), 29–43.
Aveiro, M. C., Driusso, P., Barham, E. J., Pavarini, S. C. I., & Oishi, J. (2012). Mobility and the risk of falls among elderly people of the community of São Carlos. Ciência & Saúde Coletiva, 17(9), 2481–2488. doi:10.1590/S1413-81232012000900028
Baptista, D., Nunes-de-Souza, R. L., & Canto-de-Souza, A. (2012). Activation of 5-HT2C receptors in the dorsal periaqueductal gray increases antinociception in mice exposed to the elevated plus-maze. Behavioural Brain Research, 235(1), 42–47. doi:10.1016/j.bbr.2012.07.008
Barham, D. E. J., & Vanalli, A. C. G. (2012). Trabalho e família: perspectivas teóricas e desafios atuais. Revista Psicologia, 12(1), 47–59.
Battaglini, M. P., Bevilacqua, M. C., & Souza, D. das G. de. (2012). Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas em Psicologia, 20(1), 189–202.
Benitez, P., & Domeniconi, C. (2012). Verbalizations of family members while students with intellectual disabilities are learning to read and write.Estudos de Psicologia (Campinas), 29(4), 553–562. doi:10.1590/S0103-166X2012000400010
Bortoloti, R., Rose, D., & C, J. (2012). Equivalent stimuli are more strongly related after training with delayed matching than after simultaneous matching: a study using the implicit relational assessment procedure (IRAP). Psychological Record, 62(1), 41–54.
Canovas, D. de S., Postalli, L. M. M., & Souza, D. das G. de. (2012). Classes funcionais e de equivalência derivadas de linha de base de discriminações simples e condicionais em crianças. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 6(1), 9–36.
Carmo, J. dos S., & Ferraz, A. C. T. (2012). Ansiedade relacionada à matemática e diferenças de gênero: uma análise da literatura. Psicologia da Educação, (35), 53–71.
Carmo, J. dos S., & Simionato, A. M. (2012). Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicol. estud, 17(2), 317–327.
Cia, F., Barham, E. J., & Fontaine, A. M. G. V. (2012). Desempenho acadêmico e autoconceito de escolares: contribuições do envolvimento paterno.Estudos de Psicologia (Campinas), 29(4), 461–470. doi:10.1590/S0103-166X2012000400001
Costa, A. R. A., & Domeniconi, C. (2012). Análise do responder por exclusão em um cão treinado em tarefas de discriminação simples. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(1).
Costa, C. S. L. da, & Prette, A. D. (2012). Estudo comparativo de observação de habilidades sociais de gêmeas com e sem deficiência visual. Revista Educação Especial.
Costa, C. S. L. da, Williams, L. C. de A., & Cia, F. (2012). Intervention with non-governmental organization staff: reducing children’s behavior problems. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(3), 411–421. doi:10.1590/S0102-79722012000300001
Dascanio, D., Olaz, F. O., Fontaine, A. M. G., Rodrigues, O. M. P. R., Prette, A. D., & Prette, Z. A. P. D. (2012). Desempenho intelectual e acadêmico de adolescentes contaminados por chumbo: relação com as habilidades sociais. Temas em Psicologia, 20(1), 45–60.
Del Prette, A. (2012). Atendimento a uma criança que relatava ver o espírito da avó. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(2), 285–292. doi:10.1590/S0103-166X2012000200014
Escobal, G., Elias, N. C., & Goyos, C. (2012). Jogo da escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadores. Temas em Psicologia, 20(2), 451–458. doi:10.9788/TP2012.2-13
Escobal, G., & Goyos, C. (2012). Análise das variáveis determinantes do comportamento de escolha entre alternativas de trabalho em adultos com deficiência mental. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 4(1).
Ferroni, G. M., & Gil, M. S. C. de A. (2012). A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 7(3).
França-Freitas, M. L. P. de, & Gil, M. S. C. de A. (2012a). O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(3), 507–526. doi:10.1590/S1413-65382012000300010
França-Freitas, M. L. P. de, & Gil, M. S. C. de A. (2012b). Social interaction of blind children and sighted children in early childhood education.Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 317–327. doi:10.1590/S1413-85572012000200015
Gennaro, L. R. M., & Gil, M. S. C. de A. (2012). Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras. Revista Educação Especial, 25(44), 531–544. doi:10.5902/1984686X3155
Gianlorenço, A. C. L., Serafim, K. R., Canto-de-Souza, A., & Mattioli, R. (2012). Emotional memory consolidation impairment induced by histamine is mediated by H1 but not H2 receptors. Brain Research Bulletin, 89(5–6), 197–202. doi:10.1016/j.brainresbull.2012.09.003
Gonçalves, E.-A. G., & Carmo, J. dos S. (2012). Diagnóstico da doença de Alzheimer na população brasileira: um levantamento bibliográfico. Revista Psicologia e Saúde, 4(2), 170–176.
Goyos, C., Rossit, R. A. S., Elias, N. C., Escobal, G., & Chereguini, P. (2012). Análise do comportamento e o estudo do envelhecimento humano: revisão dos estudos de aplicação. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 1–20.
Gualberto, P. M. de A., Aloi, P. E., & Carmo, J. dos S. (2012). Avaliação de habilidades pré-aritméticas por meio de uma bateria de testes. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 21–36.
Melo, C. M. de, & Rose, J. C. C. de. (2012). Skinner’s survival concept of cultures: a dialogue with Harris’ cultural materialism. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(1), 119–128. doi:10.1590/S0102-37722012000100015
Moreno, A. M., de Souza, D. das G., & Reinhard, J. (2012). A comparative study of relational learning capacity in honeybees (apis mellifera) and stingless bees (melipona rufiventris). PLoS ONE, 7(12), e51467. doi:10.1371/journal.pone.0051467
Murta, S. G., Ribeiro, D. C., Rosa, I. de O., Menezes, J. C. L. de, Rieiro, M. R. S., Borges, O. de S., … P, Z. A. (2012). Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. Psico-USF, 17(1), 21–32. doi:10.1590/S1413-82712012000100004
Murta, S. G., Rosa, I. O., Menezes, J. C. L. de, Rieiro, M. R. S., Borges, O. de S., Paulo, S. G. de, … Del Prette, Z. (2012). Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(3), 335–344. doi:10.1590/S0102-37722012000300009
Oliveira, M., Goyos, C., & Pear, J. (2012). A pilot investigation comparing instructional packages for mts training: "manual alone"; vs. "manual-plus-computer-aided personalized system of instruction"; Behavior Analyst Today, 13, 20–26.
Pavarini, G., & Souza, D. de H. (2012). Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares. Paidéia (Ribeirão Preto),22(53), 347–353. doi:10.1590/S0103-863X2012000300006
Pereira-Guizzo, C. de S., Del Prette, A., Prette, D., & Pereira, Z. A. (2012). Evaluation of a professional social skills program for unemployed people with physical disability. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 265–274. doi:10.1590/S0102-79722012000200008
Postalli, L. M. M., Almeida, D. M. B. de, Canovas, D. de S., & Souza, D. das G. de. (2012). Ensino de reconhecimento de palavras no contexto da leitura de histórias infantis. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 4(1).
Prette, Z. A. P. D., Barreto, S. de O., & Freitas, L. C. (2012). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento: uma avaliação multimodal. Psico, 42(4).
Prette, Z. A. P. D., Domeniconi, C., Amaro, L., Benitez, P., Laurenti, A., & Prette, A. D. (2012). Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola. Psicologia: teoria e prática, 14(1), 168–182.
Prette, Z. A. P. D., Prette, A. D., Oliveira, L. A. D., Gresham, F. M., & Vance, M. J. (2012). Role of social performance in predicting learning problems: prediction of risk using logistic regression analysis. School Psychology International, 33(6), 615–630. doi:10.1177/0020715211430373
Resende, A. A. C. de, Elias, N. C., & Goyos, C. (2012). Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdos.Acta Comportamentalia, 20(3), 317–326.
Ribeiro, T. A., Huziwara, E. M., Montagnoli, T. A. S., & Souza, D. das G. de. (2012). Discriminated conditioned suppression in rats. Psychology & Neuroscience, 5(1), 97–104. doi:10.3922/j.psns.2012.1.13
Simanke, R. T. (2012). A universalização da falta: o risco normativo da psicanálise lacaniana. Winnicott e-prints, 7(1), 49–79.
Siqueira, E. S., Barros, E. S., Monteiro, D. C., Souza, D. das G. de, & Marques, L. B. (2012). ALE RPG jogo digital para aprendizado de crianças em leitura e escrita. RENOTE, 10(1).
Stelko-Pereira, A. C., Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2012). Percepção de alunos sobre a atuação de funcionários escolares em situações de violência. Revista Eletrônica de Educação, 6(2), 376–391.
Stelko-Pereira, A. C., Santini, P. M., & Williams, L. C. de A. (2012). Um livro a se debater: bullying: mentes perigosas nas escolas, de Ana Beatriz Barbosa Silva. Psicologia: teoria e prática, 14(1), 197–202.
Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. de A. (2012). Development of a network to stop bullying: Canadian lessons. Psicologia Escolar e Educacional,16(2), 349–351. doi:10.1590/S1413-85572012000200019
Vanalli, A. C. G., & Barham, E. J. (2012). After the maternity leave: perceptions of school teachers about the division of family work. Psicologia & Sociedade, 24(1), 130–138. doi:10.1590/S0102-71822012000100015
Verdu, A. C. M. A., Bevilacqua, M. C., Souza, D. das G. de, & Souza, F. C. de. (2012). Imitação vocal e nomeação de figuras em deficientes auditivos usuários de implante coclear: estudo exploratório. REBAC - Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(1).
Verdu, A. C. M. A., Caneguim, J. de F. C., Rose, J. C. de, & Bandini, H. H. M. (2012). Recognition of altered segments in Brazilian sign language.Psychology & Neuroscience, 5(2), 239–245. doi:10.3922/j.psns.2012.2.15
Zampieri, M., Schelini, P. W., & Crespo, C. R. (2012). Eficácia de um programa de estimulação de capacidades intelectuais. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(3), 353–362. doi:10.1590/S0103-166X2012000300005